sábado, 1 de dezembro de 2007

Bulldog Francês


EXÓTICO E AFETUOSO
Alegre, carinhoso e paciente com as crianças, este cão é um companheiro por excelência.
Orelhas "de morcego", cara superachatada com dobras e rugas na cabeça, lábios negros pendentes. Um conjunto de detalhes capaz de dar inveja a qualquer personagem de ficção e que faz parte da aparência deste cãozinho amoroso: o Buldogue Francês.
Na França, o seu país de origem, é chamado Bouledogue François. Boule, que significa arredondado, é devido às suas formas, e Dogue, que quer dizer cão de fila, ou seja, de agarrar com os dentes, faz referência à mandíbula poderosa. O nome usado no Brasil vem do inglês French Bulldog, que se traduz como cão boiadeiro Francês, portanto com significado um pouco diferente. Em vista disso, o nome mais correto para a raça seria Bouledogue Francês.


ÂNIMO


Compacto, este cão foi desenvolvido para fazer companhia. De olhar vivo, expressão dócil e inteligente, há momentos em que parece sorrir. É ativo, animado e convive muito bem no ambiente familiar, onde desenvolve ao máximo o seu temperamento. Quer afeto e retribui com total dedicação. Raramente se afasta dos donos.
Além de extremamente amoroso, é alegre e comunicativo. Aprende uma variedade de truques, sempre pronto a brincar e agradar ao dono e demais moradores da casa. O criador Cláudio Rosa, do Canil Buena Vision, de Porto Alegre-RS, comenta que de tão animado que é "quem já conviveu com um Buldogue Francês corre o risco de achar outras raças chatas".
Demonstra um bom instinto de defesa e é atento para dar o alarme. O padrão FCI – Federação Cinológica Internacional, o classifica como cão de companhia, guarda e lazer. "Cordial, aceita até apanhar, mas se perceber alguma intenção agressiva contra seus donos, avança sem medo", comenta Jandira Magada Bruno, do Canil Matas de Catigeró, Florianópolis-SC.
Com relação à obediência, é essencial que ele entenda o desejo de seu dono, ou de qualquer outro membro da família para obedecer logo. Porém, se encarar o pedido como uma ordem, só obedecerá se for dado com energia e firmeza.
É um cão urbano, sem necessidade de grandes espaços. Basta que caminhe poucos quarteirões por dia. Graças ao pêlo liso e asseio não traz muita sujeira para casa.
Gosta de crianças, com quem brinca e é tolerante. Se elas o agridem não faz qualquer esforço para revidar. Simplesmente se afasta. Dá-se bem com outros cães e animais se for acostumado desde pequeno.
Sua história começa no século XIX, quando apareceram tipos menores de Bulldogs Ingleses. Estes chegaram à França e lá foram cruzados com outros cães da região que lhes passaram as orelhas de morcego, a rusticidade e o espírito caçador, especialmente de ratos. Do Bulldog Inglês, um cão de arena que combatia touros, tem a força, a coragem e a resistência à dor.
O primeiro padrão oficial foi elaborado em 1888. a raça é reconhecida tanto pela FCI, que segue o padrão francês, como pelo AKC – American Kennel Clube, dos EUA.
A cor fulva (amarelo amarronzado) não é aceita pela FCI, mas bastante criada nos EUA, Inglaterra e países escandinavos. Em 1992 houve um pedido da Suécia para que a FCI viesse a aceitar a cor. O clube francês da raça, responsável pelo padrão seguido pela FCI, negou a autorização alegando não ser esta cor considerada como original da raça.

2 comentários:

Unknown disse...

Ola.. temos dois em casa e de fato vc descreveu ele como ele realmente eh.. soh tem um detalhe, hoje ja eh aceito o fulvo..

Unknown disse...

Lindo