sábado, 1 de dezembro de 2007

AFGHAN HOUND


Cheio de Estilo


Não se pode negar que é uma raça com estilo próprio. Entre todas as raças, o Afghan é o mais esnobe, mas sem perder a elegância.
Com a cabeça sempre erguida, a cauda em riste, um andar suave e o olhar distante, tem tudo para "dar aulas" em desfile de moda, tamanha a elegância, tanto andando, como parado, pois a postura é impecável. Costumam dizer que é até meio exibido, pois ao parar, chega a olhar para os lados para ver se tem uma platéia o admirando.A pelagem consiste em fios retos, lisos, macios e compridos, sendo um tanto incomum para uma raça de porte grande. O contraste fica por conta da pelagem curta sobre a linha da coluna, geralmente mais escura que o resto. Alguns têm um complemento como a barbicha, também chamada de mandarim, o que parece agradar mais os criadores. Se estiver correndo, dá a impressão de estar vestido com um tecido esvoaçante, pois é como fica o aspecto de sua pelagem ao vento.
O físico alto, magro, com pernas longas e corpo estreito, conferem um tipo esbelto e refinado. A cauda é fina e enrolada e por não ter pêlos, tem um aspecto engraçado, comparado ao corpo peludo.


O Perfil
O Afghan adora correr, e por isso mesmo é uma das raças usadas em corridas caninas, tanto nos EUA, como na Europa, pois tem muito fôlego e energia. Além disso, precisa de exercícios, portanto, procure sempre sair com ele para caminhar por pelo menos meia hora. Se puder sair duas vezes ao dia, melhor.
Fora isso, o convívio com ele é sempre sossegado. Apesar de grande, é pacato e se adapta bem em ambientes pequenos. Quando estiver em casa, provavelmente estará repousando.
Poderá viver na companhia de outros cães, pacificamente, mas ainda assim, é um cão de guarda excelente, conservando talvez o instinto de guarda dos antigos templos.
Quando nasce, tem a cara chata, poucos pêlos e focinho curto. Nem de longe lembra um Afghan. A idade ideal para adquirir um Afghan é aos dois ou tres meses, pois nessa época, ele já terá cara de Afghan. A partir disso, ele entrará em crescimento acelerado. A cor que ficará definitiva, será a que está predominando por baixo.

A cauda ficará esticada até os cinco meses, depois disso irá enrolar, como um ponto de interrogação.O físico dos filhotes ainda são meio desengonçados em relação ao de um adulto, mas não se desanime. Em breve ele se tornará um adulto esbelto.
Outra coisa muito importante é a de antes de comprá-los conhecer os pais do filhote, pois os dois grandes problemas que a raça tem são: a angulação correta do ombro, o que tira o "ar" de superioridade, típico da raça e o outro é o dorso selado, ficando arqueado para baixo, e esses defeitos geralmente são hereditários.
As fêmeas, são excelentes mães.

A fêmea que o criador João Russo Neto tem em sua casa, teve 4 filhotes lindos. O parto foi assistido pela veterinária de confiança de João e durou quase 9 horas. João diz, que depois do parto e até uns dias atrás, se não fosse alimentar a fêmea, ela morreria de inanição, pois não abandona os filhotes nem para ir até o pote de ração.

Nenhum comentário: