terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sitz Alemão

UMA BOLA DE PÊLOS
Conheça os tamanhos e o tipo físico ideal para a raça
Ele parece uma bola de pêlos se movendo. É assim que muitos criadores definem a aparência do Spitz Alemão, uma raça com cinco variedades de tamanho, sendo que as duas menores - a Anão e a Pequena, também conhecidas por Pomerânia ou Lulu - são as mais criadas no Brasil. A aparência de bola peluda, pra lá de fofa, é obtida na sua melhor forma quando o comprimento do corpo do cão é igual à altura.
Os criadores sabem há muito tempo que o Spitz deve ter tal proporção, tanto que interpretam dessa forma a exigência do atual padrão usado aqui, da Federação Cinológica Internacional (FCI), que pede um cão de "dorso o mais curto possível". Mas o documento não indica a proporção exata. Apenas num padrão mais novo, da FCI, de 1992 - ainda não traduzido oficialmente para o português, mas que Cães & Cia publica nessa reportagem -, é que a descrição passou a ser específica: "A relação entre a altura na cernelha e o comprimento do corpo é de 1:1."
Enquanto a criação mundial se concentra nesse tipo de Spitz, apelidado pelos criadores de compacto ou quadrado, há um outro muito comum: o de dorso mais comprido, chamado também de tipo retangular.
Tanto na Europa como nos Estados Unidos, esse mais alongado, apesar de indesejável, continua aparecendo. "Nos Estados Unidos, é bastante comum nascer exemplares alongados", relata a responsável pelo atendimento do American Pomeranian Club, e criadora há 24 anos, Jane Lehtinen. "Ainda que indesejável, criadores preocupados exclusivamente com vendas preferem fêmeas alongadas, pois dão mais filhotes", acrescenta Jane.
No Brasil, a maioria dos criadores de Spitz tem em seu canil pelo menos um exemplar comprido. Ele nasce até do acasalamento entre Spitzes "quadrados". "Comecei a criar com exemplares quadrados e mesmo assim nasceram alguns com o dorso alongado", atesta Evelyn Luza de Abreu, criadora há 15 anos pelo Fox’s Kingdom Kennel, em Recife. O aparecimento do tipo alongado em ninhadas cujos pais são quadrados pode ser estranho à primeira vista. Mas basta folhear livros de arte de séculos passados e mesmo do início do século XX para achar a explicação: os Spitzes retratados são compridos, menos peludos e também maiores que os atuais Anão e Pequeno. Por isso, designar o mais comprido como o tipo antigo e original de Spitz e o quadrado como o moderno, a exemplo de alguns criadores, é correto. O valor histórico do tipo retangular é que por meio dele se obteve o Spitz quadrado, que hoje rege a criação. "Mas o tipo retangular não é desejado por qualquer padrão", comenta a cinóloga Hilda Drumond.

COMPORTAMENTO
Obediência: ponto forte da raça - ela ocupa a 23ª posição no estudo do canadense Stanley Coren, autor do livro A Inteligência dos Cães, que estabeleceu uma lista de obediência canina, comparando 133 raças e as classificando do primeiro lugar ao 79º. A tendência, segundo ele, é que o Spitz Anão e Pequeno obedeçam 85% das vezes ou mais a uma ordem e aprendam um comando novo com cinco repetições e, na pior das hipóteses, com 15.
Temperamento Sereno: Gostam de estar perto do dono, mas não solicitam sua atenção. "Os Spitzes, quando querem minha atenção, chegam perto de mim ou se equilibram em duas patas para ver se eu olho para eles, mas não pulam ou latem", fala Joana Caldas de Holanda, que cria há dez anos, pelo Canil Jazad, em Recife, onde tem 25 Spitzes anões.
Brincadeiras Comedidas: "O Spitz não é de brincar sem parar, tem alguns momentos de euforia e logo sossega", diz Zaki.
Aprendizado de Higiene: A raça aprende fácil onde fazer as necessidades. "É um verdadeiro fresco quando se trata de ficar limpo", observa Zaki. "Se faz xixi no jornal, e a urina escorre e molha as suas patas, ele sai correndo, com cara de horror e só falta levantá-las para que você as limpe."
Cuidados com as Quedas: Por ser pequeno e com a ossatura razoavelmente delicada, quedas e trancos podem ser graves. "Não aconselho um Spitz para quem tem cães maiores e que sem querer possam machucá-lo e me recuso a vender filhotes para crianças com menos de dez anos", declara Zaki.