domingo, 2 de dezembro de 2007

WESTIE








SIMPATIA E OUTROS DONS






Com suas qualidades, o West Highland Terrier pode perfeitamente tornar-se um favorito entre nós.
Ainda raro no Brasil, o West Highland White Terrier tornou-se popular em outros países, como no Reino Unido (4º em registros em 1993), Japão (28º) e EUA (36º). É que, além de seu aspecto, mostra duas faces diferentes: uma é de um charme extraordinário e muita alegria e a outra é a de um cão robusto, intrépido, ativo, dono de si, companheiro ideal para crianças, atento, inteligente e destemido, conforme resume Nora Jacobs do Canil Vom Rotdornweg, de São Paulo - SP.
A pelagem totalmente branca do Westie, como é popularmente conhecido, com contornos arredondados na cabeça, traz à lembrança um bichinho de pelúcia, incluindo detalhes como o nariz e lábios negros, além dos olhos escuros.
Foi exatamente a procura de um pequeno terrier que fosse branco - portanto fácil de seguir nas caçadas -, que levou o Coronel Malcolm de Poltalloch a desenvolver a raça no século passado, nas West Highlands escocesas. Através da seleção de exemplares brancos e areia de Cairn Terrier, raça muito popular no Reino Unido, mas cujos exemplares claros eram banidos da criação, e do cruzamento com o tipo primitivo do Scottish Terrier, ele aprimorou a raça e chegou a exemplares muito parecidos com os atuais Westies. O reconhecimento oficial veio pelo Kennel Club da Grã Bretanha, em 1907, seguido pelo AKC-American Kennel Club em 1908.

Nenhum comentário: