domingo, 2 de dezembro de 2007

ROTTWEILER




ALÉM DE GUARDA, AMIGÃO
Saiba como obter desse guardião, líder absoluto em registros no País, o máximo no convívio com toda a família e com os amigos da casa.
Ele só não está no Guinness Book dos Recordes como o maior fenômeno de crescimento quantitativo assistido pela cinofilia brasileira porque ninguém teve a idéia de comunicar aos editores responsáveis. O fato é que as qualidades de cão de guarda do Rottweiler vêm sendo prestigiadas por uma legião de brasileiros multiplicada de forma fantástica a cada ano, desde 1987. Ao tipo físico robusto e intimidador desse cão, une-se um jeito implacável de fazer a guarda. Sua autoconfiança descrita até no padrão oficial está associada a um forte instinto de liderança, responsável por uma determinação e coragem extraordinárias.
Tamanha força de temperamento tem sua contrapartida. O convívio feliz com o Rottweiler exige mais que um dono - é preciso ser aceito por ele como líder. Essa condição está ao alcance da maioria das pessoas, de forma bastante simples. Basta disciplinar o comportamento do Rottweiler desde pequeno e ele terá tudo para crescer um amigão companheiro da família, e também ganhará maior equilíbrio no desempenho da sua vocação principal: a guarda. Conhecer as técnicas para alcançar esse resultado é uma garantia de êxito na educação e socialização dele. Além do mais, é a melhor forma de evitar erros cujas conseqüências vão desde um desenvolvimento de atitudes desagradáveis no convívio até ataques sem motivo, inclusive ao dono e a seus familiares.




PADRÃO OFICIAL
CBKC n°147a, de 12/04/1994.
FCI n° 147f, de 15/12/1988.País de origem: Alemanha.
Nome no país de origem: Rottweiler. Utilização: tração, guarda e boiadeiro.
Prova de trabalho: necessária para o campeonato internacional. APARÊNCIA GERAL: é um cão robusto, porte de médio para grande, sem ser leve, grosseiro, pernalta ou esguio. Sua estrutura, em proporções corretas, forma uma figura compacta, forte e bem proporcionada revelando potência, agilidade e resistência. ESTRUTURA E PROPORÇÕES: o comprimento do tronco, medido da ponta do esterno à protuberância do ísquio, é maior que a altura na cernelha, no máximo, 15%. COMPORTAMENTO E CARÁTER: é, basicamente, amigável e pacífico. Sua estampa revela primitivismo, é autoconfiante, com coragem e nervos firmes. Sempre atento a tudo o que cerca, reage com grande presteza. CABEÇA
Crânio: de comprimento médio, largo entre as orelhas. Visto de perfil, linha da testa é moderadamente arqueada. O occipital é bem desenvolvido, sem ser muito protuberante. Stop: bem desenvolvido.
Focinho: não deve parecer alongado nem curto em proporção ao crânio. Cana nasal reta; larga na raiz, diminuindo moderadamente. Trufa: bem desenvolvida, mais para o oval que para redonda, com narinas relativamente grandes e sempre de cor preta. Lábios: pretos, ajustados, comissura labial fechada, gengivas escuras, preferencialmente. Maxilares: maxila e mandíbulas fortes e largas. Faces: arcadas zigomáticas bem desenvolvidas. Dentadura: forte e completa (42 dentes), os incisivos apresentam mordedura em tesoura. Olhos: tamanho médio, amendoados, de cor marrom profundo e pálpebras bem ajustadas. Orelhas: de tamanho médio, pendentes, triangulares, sem dobras, bem separadas, de inserção alta. O crânio aparenta ser mais largo quando as orelhas estão voltadas para frente e caídas bem rente às faces. PESCOÇO: forte, moderadamente longo, bem musculado, com uma linha superior ligeiramente arqueada, saindo dos ombros, seco, sem barbelas ou peles soltas. TRONCO
Dorso: reto, firme e forte. Lombo curto, forte e profundo.
Garupa: larga, de comprimento médio, ligeiramente arredondada e angulação média. Peito: largo e profundo (aproximadamente a metade da altura, na cernelha) com antepeito bem desenvolvido e costelas bem arqueadas. Ventre: linha inferior sem esgalgamento. Cauda: amputada, curta. MEMBROS
Anteriores: visto de frente, membros retos e moderadamente afastados. Visto de perfil, antebraços retos. As escápulas formam um ângulo próximo a 45° com a horizontal. Ombros: bem articulados.
Braços: bem ajustados ao corpo. Antebraços: fortemente desenvolvidos e musculosos. Metacarpos: algo flexíveis e fortes, nunca escarpados.
Patas: redondas, bem fechadas e arqueadas. Almofadas plantares rígidas, unhas curtas, pretas e fortes. Posteriores: Generalidades: visto por trás, os membros são retos e moderadamente afastados. Em stay natural, a coxa forma um ângulo obtuso com a garupa e com a perna, assim como a perna com o jarrete.
Coxas: relativamente longas, largas e fortemente musculadas. Pernas: longas, fortes, amplamente musculadas comandando, com vigor os poderosos e bem angulados jarretes, jamais em ângulo muito aberto. Patas: pouco mais alongadas que as anteriores, mas igualmente bem fechadas e arqueadas, com dedos fortes e sem ergôs. MOVIMENTAÇÃO: o Rottweiler é um trotador. O dorso permanece firme e relativamente imóvel. A evolução dos movimentos é harmônica, segura, forte e fluente, com um bom alcance de passada. PELE - Couro da cabeça: bem ajustado, podendo, quando em atenção, apresentar leves rugas. PELAGEM: formada de pêlo e subpêlo. Pelagem: pêlo rijo, comprimento médio, tosco, denso e assente. Nos posteriores o pêlo é um pouco mais longo.
Subpêlo: lanoso, não devendo ultrapassar o comprimento da pelagem externa.
COR: preto, com marcações de fogo bem delimitadas numa rica coloração de castanho avermelhado nas faces, focinho, garganta, peito e pernas, bem como, acima dos olhos e sob a raiz da cauda. TALHE - altura na cernelha para MACHOS: 61 a 68 cm. 61 a 62 cm, pequeno. 63 a 64 cm, médio 65 a 66 cm, grande = altura ideal. 67 a 68 cm, muito grande. Peso: 50 quilos. Altura na cernelha para FÊMEAS: 56 a 63 cm. 56 a 57 cm, pequena. 58 a 59 cm, média. 60 a 61 cm, grande = altura ideal. 62 a 63 cm, muito grande. Peso 42 quilos. FALTAS Aparência geral: leve, esguia, pernalta, musculatura e ossatura fracas. Cabeça: com expressão de "hound", muito estreita, leve, muito curta, longa, pesada, testa chata (com ou nenhum stop).
Focinho: focinho longo ou do tipo spitz; nariz romano ou leporino; cana nasal côncava ou caída; trufa clara ou manchada.
Lábios: abertos, cor-de-rosa ou manchados, comissura labial aberta.
Maxilares: mandíbula curta.
Faces: exageradamente, pronunciadas.
Dentadura: mordedura em torquês. Orelhas: de inserção muito baixa, pesadas, longas, dobradas para trás, assim como caindo abertas ou mal portadas.
Olhos: claros, arregalados, profundos ou redondos. Pescoço: muito longo, fino, pobremente musculado, barbelas ou peles soltas na garganta. Tronco: muito longo, muito curto, esguio.
Peito: estreito, costelas achatadas, em barril. Dorso: muito longo, fraco, selado ou carpeado.
Garupa: muito curta, muito plana, ou muito caída ou muito longa. Cauda: inserção muito alta ou muito baixa. Anteriores: pernas dianteiras muito juntas ou não retas. Ombros abertos; articulação de cotovelo insuficiente ou deficiente; braço muito comprido, muito curto ou escarpado; metacarpos fracos ou escarpados; patas abertas; dedos achatados ou excessivamente arqueados, dedos atrofiados; unhas claras. Posteriores: posteriores com coxas planas, jarretes de foice, jarretes de vaca ou pernas em barril, angulações muito fechadas ou muito abertas, ergôs. Pele: couro da cabeça enrugado.
Textura da pelagem: macia, muito curta ou muito comprida; pelagem crespa, ausência de subpêlo.
Cor: marcações com a coloração (marrom) errada, pobremente definidas ou muito extensas.
DESQUALIFICAÇÕESGeneralidades: características sexuais nitidamente reversas (machos afeminados e vice-versa). Cães monórquidos ou criptórquidos. (Ambos os testículos devem ser bem desenvolvidos e nitidamente perceptíveis na bolsa escrotal.) Comportamento: medrosos, tímidos, covardes, com medo de tiro, excessivamente desconfiados ou nervosos. Olhos: amarelos, cada um de cor diferente, entrópio, ectrópio. Dentadura: prognatas, retrognatas, cães com faltas de molares ou pré-molares. Pelagem: pelagem nitidamente longa ou crespa. Cor: manchas brancas, não obedecendo às marcações preto e marrom do Rottweiler.NOTA: os machos devem apresentar dois testículos visivelmente normais, bem desenvolvidos e bem acomodados na bolsa escrotal.

Nenhum comentário: